quinta-feira , 22 junho 2017

O que nós cristãos podemos fazer sobre o Carnaval? Pastor Frank Medina

Este artigo já foi visto668 vezes!

Carnaval? O Que Podemos Fazer?

 


“Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas, suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal;  idolatria, feitiçaria, (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo esta errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.” (Bíblia Viva – Gálatas 5: 19 a 21)

 


Queridos, tudo bem?

Que o amor de Deus a graça e paz de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja contigo e com todos os que você ama no dia de hoje e para todo o sempre.

Infelizmente, queridos, todos os anos temos uma data em que nós, como seguidores de Jesus Cristo, ficamos mais tristes, pois nestes próximos dias as pessoas muitos nossos amigos, colegas de trabalho, vizinhos, familiares, etc., se entregarão a um verdadeiro culto ao diabo, infelizmente, as bebedeiras desenfreadas, as drogas, as danças sexuais, a música lasciva, a nudez, a libertinagem sexual (Libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso, parece liberdade, mas é ao contrario por auto se contrariar e também Libertinagem é todo ato em que o indivíduo pratica em sua ação descontroladamente sem senso crítico da realidade. Vive nos prazeres e delícias de tudo aquilo que o mundo pode oferecer), a falta de compromisso com as autoridades civis e religiosas, etc., etc., tudo o que Deus abomina e o diabo adora estará sendo praticado por pessoas, muitas de bem, que não tem o entendimento do que esta fazendo, se tivesse o entendimento se manteriam longe desses atos.

Claro que o carnaval traz uma grande receita financeira às cidades que exploram o turismo nesses dias, hotéis, clubes, bares, etc., aumentam em muito seus ativos e com isso geram impostos que aumentam a receita do município, estado e união, por esse lado podemos imaginar que o carnaval é bom?  Para mim muito longe disso, o aumento da arrecadação realmente ocorre em um primeiro momento, mas o que vem depois causa muito mais gastos, pessoas atendidas e internadas por embriaguez, overdose, acidentes de transito, etc., no longo prazo os tratamentos decorrentes das doenças sexualmente transmissíveis, as gravidez indesejadas que em muitos casos são interrompidas por abortos… Seria uma longa lista de gastos e difícil previsão de quanto se gasta em decorrência dos fatos desencadeados pelo carnaval.

A televisão nos próximos dias venderá aquilo que deveria ser abominável, como se fosse à coisa mais “linda” do mundo. E o que podemos fazer? Infelizmente pouca coisa para livrar as pessoas deste terrível mal. Temos que ter em mente que carnaval é algo que deve ser abominado por todo aquele que se diz cristão, seja ele de qualquer religião. Não adianta combatermos o carnaval entre aqueles que participam, pois nestes dias cabe muito bem um texto da Bíblia: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus (satanás) deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (II Corintios 4: 3 e 4) Sei que existem cristãos que separam esses dias para estarem no meio da folia tentando pregar o amor de Deus, acho isso louvável, mas, fica o alerta, isso tem de ser feito por pessoas preparadas, existem missões como a JOCUM e outras, que tem trabalhado para isso, não vá fazer esse tipo de evangelismo sem o preparo adequado. Em 2011 teremos algumas situações que podemos refletir: No carnaval de S. Paulo uma escola de samba tem como enredo a história de Abraão. Em Salvador haverá um bloco de cristãos e dizem que tocarão apenas músicas evangelicas, há outras situaçãos pelo Brasil, penso o seguinte sobre isso, em I Coríntios 9: 19 a 23 esta escrito “Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.” Creio ser possível dizer fiz-me amante do carnaval, sem ser amante da festa da carne, para ganhar alguns amantes do carnaval para Cristo, mas também temos que ter o cuidado de estar atento ao que esta escrito, versão da Bíblia Viva em 1 Coríntios 10: 12 Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: “Eu nunca faria uma coisa dessas” que isso lhe sirva de advertência. Porque você também pode cair em pecado.” O Senhor Jesus Cristo deixou a seguinte advertência a todos os cristãos em Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.Todo cuidado é pouco, sem o preparo adequado é melhor não entrar em uma batalha espiritual tão intensa como essa.

Então o que devemos fazer? Devemos orar, jejuar, e pedir a Deus que guarde a vida de todos aqueles que estarão participando desta “festa” maligna, pois sabemos bem que se estas pessoas morrerem durante estes dias e participando deste culto ao diabo estarão condenadas para sempre ao inferno, nunca escrevi aqui acusações a ninguém, e nem essa é minha intenção pois acredito que Deus dá a oportunidade da pessoa se converter e declarar Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador até o último suspiro, mas a verdade tem de ser dita, carnaval é algo abominável. Isso não é um julgamento, quem sou eu para julgar alguém, é uma constatação bíblica. Busque a presença de Deus nestes próximos dias e peça que Ele intervenha nesta “festa” maligna, pois só Ele tem condições de mudar este quadro e peça também para Deus guardar e proteger a todos para que possamos ministra-lhes o evangelho e que na época do carnaval do ano que vem possamos ver pessoas, que vão participar neste ano, participando sim de um culto abençoado a Deus. Mas que isso não fique apenas na promessa, Jesus nos comissionou a: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28: 19 e 20) De nada adianta e para nada serve falarmos que carnaval é isso ou aquilo e não fazermos a nossa parte que é ser: “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo… Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5: 13, 14 e 16) Temos que entender que aqueles que fazem ou participam do carnaval não vêem isso como algo ruim, muito pelo contrário eles pensam ser uma festa e oferecem o melhor de si nesses dias, o engano, somos nós que temos de mostrar, e muitas vezes não vamos conseguir mostrar com palavras e sim com atos, com nosso testemunho de vida, a Bíblia diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4: 7 e 8)

 

Caso sua igreja vá fazer um retiro durante o período de carnaval em 2011, participe, aproveite esse momento para recarregar as baterias e ter um crescimento espiritual. Se sua igreja não vá fazer nenhum retiro, peça autorização de seus lideres e vá participar do retiro de uma outra igreja, afinal somos todos irmãos em cristo, … somos um só corpo em Cristo…, as pessoas às vezes participam do carnaval ou assistem os desfiles, devido ao fato de não ter mais nada para fazer, então ainda é tempo de mostrar as pessoas que existe sim outras opções para aqueles dias e como são maravilhosos estes retiros.

Tudo isso aqui escrito é para divulgar a Palavra do nosso Deus e levar a vontade dEle ao maior número de pessoas possível, que Deus através destas palavras possa mostrar a quem lê, a Sua boa, agradável e perfeita vontade, tudo isso em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Para Refletir;

 

“Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Romanos 5: 6 a 8)

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo… De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo…” (II Coríntios 5: 17 e 20)

 




Deus te abençoe e a todos na sua família.

 

Um abraço,

Frank Medina, pastor e discípulo de Jesus Cristo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *